mercoledì 18 novembre 2009

Terceiro dia em Milão

Deixei pela manhã o hotel Ibis e me instalei em um hostelo utililizado por jovens estudantes de diversos países. Antes porém, gostaria de registrar que adotei aqui um cão de nome "Milaio"naturalmente em homenagem ao Laio, que ficou no Brasil. Pode não ser tão simpático quanto Laio mas veja que estilo.

Ainda recuperando a noite de segunda-feira, assisti pelo Canale 5, um dos tres do Silvio, uma eliminação do "Grande Fratelo" (o Big Brother italiano). Foi eliminada a ex-miss Sabrina, que como prêmio recebeu um pedido de casamento de seu namorado na casa ao vivo. O Big Brother deles tem interpretações realmente muito convincentes.

Aproveitei a deixa do "Grande Fratelo"para fazer uma piadinha hoje na aula. No momento de minha apresentação disse: "Oggi non sono felice. Portropo Sabina ha lasciato a casa". Os colegas deram gargalhadas e aplaudiram.

A brincadeira foi na aula deste professor abaixo, Alessandro, que trabalha na Mediaset, o grupo midiático de Berluscone.

Alessandro veio acompanhado para a aula de "Analisi Mercato Televisivo" de outro cobra da TV italiana: Carlo Panzeri, também da Mediaset/Rete 4. Os dois dividiram a catedra, trocando opiniões e refletindo sobre as mudanças no mundo televisivo mundial. Por exemplo, o fato que a União Europeia exige que até 2012 as transmissões de TV analógica sejam totalmente substituidas por digital terrestre. Alias, ontem foi um dia de protesto e de muita reclamação nos call cent devido a problemas no Lazio (que desde ontem eliminou defintivamente o sinal analógico)

Durante três horas, eu e meus vinte colegas (um deles é argentino e os demais italianos) acompanhamos a lição de Marina Paoleti sobre "Storia dal Cinema Documentario". Uma abordagem teorica do documentário desde a sua primeira definição, em 1926, por John Grierson, até os dias de hoje, com Michel Moore. Para encerrar, asistimos ao documentário "Corporation"(2003) o qual recomendo à todos.

Nessun commento:

Posta un commento