lunedì 30 novembre 2009

Quem votou em Veneza?

Na enquete da semana passada, oito pessoas votaram em Veneza (47%). Já estou de posse do regalo para quem escolheu esta opção. Informe postando um comentário.

16º dia em Milão

Hoje fiz uma pequena participação na MTV italiana. Uma equipe gravava o programa especial de Natal na praça Duomo e fui convidado para atuar como assistente de cenografia. Ou seja, segurei um lençol que servia de cenário para os apresentadores supostamente pertencentes à Al Jazeera.
No hostel conheci os brasileiros Edmar, que está ha 11 anos residindo na Italia e Isabella, de Curitiba, que está a passeio, girando pela Europa.

Na Universidade houve a estréia do professor Lorenzo De Marinis, que ministra a disciplina Scritura seriale per l`Entetainment. Falamos de inspiração e construção na narrativa das séries de televisão. Lorenzo é conhecido autor da TV italiana, tendo escrito o programa Camera Cafè.

domenica 29 novembre 2009

15º dia (em Longarone)

Domingo para conhecer a maior feira internacional de sorvete, a Mostra Internazionale del Gelato Artigianale, realizada na Longarone Fiere. Expositores de diversas nacionalidades da União Europeia participam com estandes e oferecem degustação de sorvetes. Na volta a Milão avista-se o município de Camposampiero, de onde vieram os Furlan. Uma passagem pela cidade histórica de Padova e às 19:30 estava de volta a Milão.

14º dia (em Veneza)


O que dizer de Veneza? As imagens mostram tudo. De Milão à capital da Região Veneto, pouco mais de duas horas no ETR 500 - o primeiro trem de alta velocidade italiano. Numa das vias de Veneza, deparei-me com uma manifestação em favor do reconhecimento oficial da lingua Veneta e entrevistei o responsável pelo Gruppo Progetto Nordest do Consiglio Regionale del Veneto, Ettore Beggiato. Às 15 horas já havia fotografado tudo e deveria partir para Longarone, onde aconteceu o primeiro percalço desta estada na Italia. Não saltei como deveria na estação da bela cidade que possui um gemellaggio com Urussanga e fui parar em Calalzo Piave di Cadore/Cortina. Tive que retornar para enfim passar a noite no Albergo de Bona, dos amigos Giovanni e Irma (que é natural de Azambuja, Pedras Grandes).
Veja as fotos aqui

venerdì 27 novembre 2009

FOTOS DO ESTÚDIO DA RAI 3 MILANO


Confira as fotos de Gaetano Ferrera na Galeria de fotos 3 e Galeria de fotos 4

.......................................................



Ringrazio il mio amico Gaetano Ferrera (di Palermo)


COMENTÁRIOS LIBERADOS

Escreva seu comentário e também vote na enquete. Obrigado!

13º dia em Milão

Hoje tivemos lições sobre a história do documentário. Em 1926, John Grierson define pela primeira vez documentário, técnica narrativa cinematográfica que origina-se em Lumiere, Melies, Vittorio Calcina, J.A. Loius Promio e Roberto Omegna. Na aula desta sexta-feira, estudamos Robert Flaherty (1884-1951), o primeiro grande mestre do documentário, e o diretor russo Dziga Vertov (1896-1954), expoente da história do documentário que aliou a prática cinematográfica com a teoria.
Antes da aula, na minha passadinha básica pelo Duomo, verifiquei que os pombinhos que já são meus amigos observavam a montagem da árvore de Natal.


Também fui conhecer a livraria Mondadori e encontrei o famoso escritor italiano Enrico Brigano autografando seu mais recente livro de humor "Dimmi se ci foi e ti dirò chi sei".
Ainda de manhà, fui a questura de Milano para verificar o andamente de meu permesso di soggiorno.

giovedì 26 novembre 2009

12º dia em Milão - Visita à RAI


Hoje foi um dia especial. Visitamos, em grupo, a sede da RAI (Radio Audizioni Italiane, hoje Radiotelevizione Italiana), localizada no corso Sempione, 27, a convite do professor da disciplina de "Processo Ideativo Produtivo in TV", Loris Mazzetti. O principal dirigente da RAI TRE, que responde pelo cargo de capo strutura da sede de Milano, nos conduziu ao interior da emissora e nos mostrou o moderno estúdio onde são gravados os programas Che tempo che fa, apresentado por Fabio Fazio e dirigido por Duccio Forzano , e Glob - L'osceno del villaggio, com Enrico Botolino. Participamos, na platéia, da gravação do talk show Glob, que vai ao ar neste domingo pela RAI3, às 23:30. Um dos entrevistados foi o vice-presidente do PD (Partido Democratico), Ivan Scalfarotto, que falou do uso da internet nas campanhas políticas. Ivan é blogueiro e está organizando um protesto nacional dia 5 em Roma contra Berlusconi, nos moldes do V-Dai, de Beppe Grilo.



Algumas considerações sobre a estrutura da RAI de Milão. O estúdio é um dos mais modernos do mundo. A altura é equivalente a um prédio de cinco andares, o que permite o deslocamento de toda a iluminação através de trilhos, tudo telecomandado do centro de operações. O conjunto de spotlights garante a iluminação perfeita em qualquer parte do estúdio, sem sombras. Diversos projetores de luzes e imagens servem para compor o cenário. As projeções são feitas em um pano branco que circunda toda extensão do estúdio, que mais parece um lençol gigante. A cenografia é composta ainda por três paineis de LED, que medem 5x5 metros cada, e dois monitores de plasma de 50 polegadas. As telecameras são PHILIPS, com lentes Canon ou Fuji, da linha LDK. Para se ter uma idéia do investimento da RAI na cenografia, as tres placas de LED e os motitores de plasma são alugados ao preço de 180 mil euro por nove meses. E a estrututura robotizada de luzes e projeção por 1,8 milhão de euro pelo mesmo tempo.

11º dia em Milão

O fato mais importante de hoje foi seguramente a partida Milan x Olympique de Marseille no San Siro pela Champions Legue. Igualdade no placar (1x1), o que mantem indefinida a classificação no grupo para a próxima fase. Mais de 50 mil pessoas no estádio e impressionantes 20 minutos para chegar até o hostelo onde estou hospedado, depois da partida. Sistema de transporte urbano de Milão é realmente fantástico. Para chegar ao estádio, sai da sala de aula pontualmente às 19:15 e 19:45 estava eu comendo um panino diante do San Siro. A multidão entrava no estádio com uma rapidez incrível. Ao final do espetáculo, também. Os gauleses invadiram Milão. Ao meio-dia cantavam diante do Duomo. A noite, no terceiro piso do San Siro, mantiveram a animação. Resultado justo: "Egalité".

De manhã, fui até o Consulado do Brasil em Milão, que fica atras do Duomo.




Depois passei pela Ferrari Store , onde fotografei o carro que venceu o campeonato italiano de Turismo 2009.


Também visitei a La Rinascente. Segundo meu irmão Acioli, que foi o primeiro da família a passar uma temporada em Milão, frequentando o Politecnico, a loja data de meados do século XIX...Hoje, com os shopping centers já não existem mais lojas de departamento como ela. No Brasil, por muitos anos fez sucesso o Mappin, inspirado na Rinascente. Foi o poeta italiano Gabriele Danuzo quem sugeriu o nome para a loja.

martedì 24 novembre 2009

10º dia em Milão

Estou na metade da primeira temporada em Milão. Retorno ao Brasil no início do mês para as festas do final do ano. Antes, porém, irei a um próximo destino fora da Lobardia, conforme indicarem meus leitores. Hoje entrei na Catedral Duomo. O interior é tão esplendido quanto a fachada, ou quem sabe ainda mais. Veja todas as imagens na galeria Flickr.


lunedì 23 novembre 2009

Nono dia em Milão - Meu número de celular: 3661690875

Dia de sol em Milão. Depois de uma semana com o ceu nublado hoje foi uma festa de imagens. No caminho até a escola passo pelo Parco Papa Giovanni Paolo II (ex Parco delle Basiliche) , pela Basiliche di Sant’Eustorgio, Porta Ticinese Medioevale e Basilica S. Ambrogio .



Foi dia de tomar uma providência importante: adquirir um telefone celular (3661690875).

E abrir uma conta no banco Intesa Sanpaolo. No mesmo banco aproveitei para comprar o ingresso para o jogo Milan x Olimpike Marseille, quarta-feira, às 20:45, no San Siro. Detalhe: paguei E 17 pelo bilhete no mesmo setor que assisti a partida do campeonato italiano. Contra o Cagliari, o ingresso saiu dois euro mais caro.


As aulas de hoje avançaram no conteúdo proposto. Os principais ensinamentos poderão ser conferidos nos links ao lado.

MEU ITALIANO É SOFRÍVEL. MAS PATO E RONALDINHO...

domenica 22 novembre 2009

Oitavo dia em Milão - Com gols de Pato e Ronaldinho, Milan triunfa no San Siro


Não poderia ter sido melhor a escolha de permanecer em Milão neste final de semana e assistir Milan x Cagliari no San Siro. Os brasileiros Pato e Ronaldinho marcaram um gol cada na vitória por 4 a 3 sobre o Cagliari. Ainda hoje neste blog o video da espetacular partida de calccio, que assisti na curva Norte, ao lado de meu amigo empresário Fifa, Dingo, e de seu pupilo Rodolfo Daltoé, ambos de Tubarão. Rodolfo será o novo Pato na Itália daqui a alguns anos, já que está em testes para ser contratado por uma grande squadra italiana.


sabato 21 novembre 2009

Concurso "regalo da San Siro"

Foram 14 amigos que votaram na enquete "Que local devo visitar neste final de semana?". A opção "Estadio San Siro para Milan x Cagliari" venceu com 71% dos votos. Você que votou nesta opção concorre agora a um presente que levarei de San Siro para o Brasil. Como não é possível saber quem votou, peço que aquele que fez esta opção, poste um comentário aqui identificando-se. Serão 10 números. Aquela dezena que mais se aproximar do número SUPERSTAR do próximo concurso da SUPERANALOTTO leva o prêmio.

Sétimo dia em Milão

Passarei final de semana em Milão, para a assistir a partida Milan x Cagliari pelo calccio italiano. Esta foi a decisão da maioria dos meus a amigos que votaram nesta opção. Como o jogo é amanhã, fui hoje ao estádio San Siro para conhecer melhor o terreno.

Na entrada do estádio, comércio de produtos do Milan e da Inter.

Como ensinou meu professor Loris Mazzetti, devemos checar tudo antes de uma cobertura. Ainda bem que fiz isto, pois quando cheguei ao estádio San Siro constatei que a bateria da camera havia acabado. Depois de ter adquirido o bilhete para visitar o estádio ao preço de Euro 12,50, tive de voltar ao ostelo para apanhar o carregador. Em uma hora e meia estava de volta, a tempo de visitar a magnífica arena para 80 mil espectadores (todos confortavelmente acomodados em cadeiras). Nesta parte do estádio (curva norte) fica a torcida da Inter.

Na curva sul a do Milan.

Amanhã, alora, às 15 horas (meio dia no Brasil), estarei no San Siro assistindo Ronaldinho, Pato e Dida.

venerdì 20 novembre 2009

Sexto dia em Milão

Sono in regola. Hoje completei a maratona em busca dos documentos, requerendo o permesso di soggiorno. Encerrando a semana de estudo, a primeira aula com Benedeta Mincarini, a mesma que fez a seleção na qual obtive classificação para o Master. Tecniche della Narrazione é a disciplina ministrada pela professora. Na introdução, os tipos de narração e de narradores.

A lição seguinte foi com Silvano Petrosino: Etica della Comunicazione. Ideologia, economia e ética os três conceitos básicos.

"Processo Ideativo Produtivo in TV" - Loris Mazzetti

giovedì 19 novembre 2009

Quinto dia em Milão

Hoje foi dia de feira livre aqui próximo ao albergue. Ao sair para a escola, deparei-me com estas barracas coloridas que vendem frutas, verduras, peixes e diversos outros produtos.

Na sequencia, me dirigi ao prédio da Direzione Regionale Delle Entrate per la Lombardia para apanhar meu codice fiscale (CPF).

No caminho passei pela Via Monte Napoleone, no quarteirão da moda, onde ficam as casas mais badaladas da alta costura. Encontrei a loja Lorenzi, que deve ser de algum parente nosso (rss)


Alguns metros adiante, uma reverência ao mestre Leonardo.

Andando na praça encontrei esta lesma, um pouco maior que aquela que Raissa teve pavor.

Como sempre, uma espiadinha no Duomo


A tarde, mais uma lição muito especial sobre "Processo Ideativo Produtivo in TV", com Loris Mazzetti , dirigente da RAI, capo strutura da sede de Milano. A proxima aula com este professor será na sede da Rai, corso Sempione, 27.

Na aula, observei a colega Silvia que desenhava. A imagem serviu para a abertura do primeiro video realizado em Milão, que vai ao ar ainda hoje.